Friday 30 May 2008

Geekalhada #1

Há cerca de um ano e meio comecei a usa feeds RSSs para ficar facilmente informado do que se passa no mundo à minha volta. Na altura utilizava o Thunderbird mas depois descobri o Google Reader, facilmente acessivel na net em todo o mundo. Fiquei, estou e serei fã para sempre!

Hoje em dia qualquer serviço onde a informação é actualizada, tem um icone(RSS) onde se pode tirar um link e adiciona-lo ao reader. Esse link é o chamado feed.

Algumas vantagens tecnologia

  • poupa tempo: evitando ir aos blogs(eu diria que me poupou dias de vida)
  • organiza os feeds
  • partilha postas interessantes entre amigos
  • poupa tempo

Ficam uns exemplos da interface:

gr1

A lista à esquerda, os posts à direita.

gr2

Um exemplo dos meus trends.

gr4

Um exemplo da partilha dos blogs com amigos, com uma anotação.

gr3

Como se posta com comentários.

Recomendo vivamente!

Wednesday 28 May 2008

Lisbona

Há tempos estive em Lisboa em trabalho e ainda deu para estar uma jantarada e uma saidazita no Bairro com a malta. Aqui ficam algumas fotos dos momentos.

IMG_2698

Jantarada na Tasquinha dos Grelhados.
Art, Ervilha, Pinto, André A, Joana B, Cardo, JoDu, Mendes.

IMG_2744

Um plágio do estilo C11

IMG_3054

A mansão laranja

IMG_3118

5 meses sem tremoços!

IMG_3120

O bairro continua igual, mas com mais turistas

IMG_3122

A senhora que encontramos na tasca do fadista(do Sr. Domingos). Contava-nos toda a história da sua vida(tinha nascido duas casas abaixo) e como as coisas entre raparigas e rapazes são tão diferentes hoje em dia. Claro está, tinha o seu copito de ginjinha para ajudar a conversa.

IMG_3094

Ervilhinha, sempre de excesso cor-de-rosa(ainda bem, não gosto de preto!!)

IMG_3186

De regresso, a 11Km

Sunday 25 May 2008

Bucureşti, London e Basel em Milano

Milhão

Sob uma chuva contínua e diluvial a Gisela, a Margarida e o Simão estiveram cá este último fim de semana. Vinhamos todos dos 4 cantos da Europa, eu de Lisboa(tinha lá ido trabalhar), os outros de Bucareste, Basel e Londres respectivamente, para nos encontrarmos na capital lombarda.

IMG_3194 IMG_3240

Levaram com o giro do costume onde a novidade foi a chuva. Ainda vimos um tango a meio da rua, oferecido pelo embaixador argentino.

À noite fomos para os copos, copos a sério! Tivemos aperitivo no sítio que já toda a gente conhece, passámos pela Tratoria Toscana, ficamos pelas Collone e roubámos um taxi para ir para o Rolling Stone. Correcção: o Simão roubou um taxi!! Encontrámos as tugas que o Simão conheceu no avião, uma delas a rastejar pelo chão! Aqui ficam as fotos do resto da noite.

IMG_3308

A típica foto C11(com uma penetra C10)

IMG_3316

Double Simão

IMG_3332 IMG_3341

Simão, eu e a Gi.

IMG_3388

A francesa do Simão.

IMG_3427 IMG_3315

As duas tugas e o duplo Simão

Como

No domingo fomos fomos ao Lago Como, a norte de Milão para ver as vistas, o verde e curar a ressaca. Andámos um bocado perdidos pelas margens do lago a ver os patos no lago e a chuva no ar.

IMG_3444

Verde no preto e branco

IMG_3550_

Uma rapariga concentradissima a rezar

IMG_3553

Encontra o pato.

IMG_3568

C11

IMG_3588 IMG_3590

Ambos a ressonar na soneca da tarde
(a Gi não tirei porque tava de oculos e não consegui apanhar a cabeçada)

IMG_3596

O dilúvio, constante!

Mais fotos, as melhores, estão aqui.

Thursday 22 May 2008

Postais de borla, à borla

Há um truque para enviar postais de borla à borla. Em vez de um selo, basta um código:
  • STS : quer dizer "Student To Student" ou,
  • 2-FA-BE: dizem que era de uma antiga multinacional que enviava demasiado correio para ter o trabalho de colocar selos
Soube há uns anos atrás através de um amigo estono e também do Junk(BEST) e funciona nos seguintes destinos:
  • Itália para a Madeira e Madrid,
  • Eslovénia para San Francisco,
  • Lisboa para Florianopolis e Amsterdão.

Mandem-me o vosso endereço que eu tento enviar qualquer coisa para aí! :)

 

PS: já agora, o insane mencionou-me este site, que é criação portuguesa: http://www.postcrossing.com/

Tuesday 20 May 2008

Teambuilding

IMG_3065

Na semana passada estive em Lisboa em trabalho para uma WorkShop do meu departamento(Safety&Health) na margem sul do Tejo no Castelo de Palmela. Entre apresentações e discussões uteis, foram 12h seguidas de oficina de trabalho.

  IMG_2784

No dia seguinte, o teambuilding organizado pela Síntese Azul começou com um jogo em que se atira uma bola a uma pessoa do grupo e essa atirará-la a uma outra, sempre no mesmo sentido, cada vez mais rápido. Começou com uma bola de praia, depois uma mais pesada e acabou no ovo. Gostei da ideia de atirar o ovo ao meu chefão a 5 metros de distância mas lá nos arranjámos para fazer o ovo, em movimento, tocar nas 12 pessoas em menos de 1.5s!! Conclusão: começamos com um "cliente" grande e "pesado", a lutar contra a gravidade e acabamos a utiliza-la a nosso favor com um "cliente" muito mais pequeno e sensivel, fazendo todo o mesmo processo de uma forma mais eficiente.

IMG_2973

Seguiu-se uma simulação mais exigente: Subartic Survival Situation. Graças ao Ray Mears(no bom sentido) e o Bear Grills(no mau sentido) consegui resolver o "challenge" sendo o melhor, sobretudo graças a uma TV interessante. A minha equipa(e eu) morreu porque decidimos salvar o nosso rabo em vez de ficar sentados 2 semanas à espera de salvamento a -10º sem comida. Já a tinha feito antes no BEST aquando da GA da Grécia em 2005, dado pelo TIGro, e se bem me lembro, quase toda a gente também tomou a decisão errada: ir de encontro ao salvamento(ou, neste caso seria correcto dizer "de encontro à morte").

IMG_3035

Acabou com o "Helium Stick", um exercício aparentemente simples e estúpido, mas que revelou que às vezes o sentido que queremos toma o inverso.

Sunday 18 May 2008

Contribuição

Quando finalmente arranjei um cartão de crédito Visa(já que o meu MB não funciona na internet), decidi doar alguns doláres a algumas instituições da internet, através do PayPal.

Além de já ganhar o meu cacau, decidi doar/comprar porque os developers de projectos Open Source não são pagos per se: é uma comunidade que trabalha à pala (ou não, quando o projecto realmente está no bom caminho).

As contribuições/compras que fiz:

E vocês, já contribuiram?

Friday 16 May 2008

Hrvatska - Istria

Pelas 7 da tarde, o Moni e eu chegámos a uma vilazita no cu-de-judas croata: Peroj(lê-se Peroi). O Nikola do CS ia-nos alojar essa noite, mas como tinha uns amigos do irmão, eslovenos, mandou-nos para a casa do lado que alugava um quarta por um desconto bastante em conta(pagámos uns 7€ por umas horas de sono numa cama decente).

IMG_2120

Deixámos lá a nossa tralha e fomos jantar fora num restaurante escolhido por alguem que conhece onde as coisas são boas.

IMG_2137 IMG_2130

Antes de ir para a cidade, passámos por uma squat gigantesca, um antigo hospital da época austro-hungara. O host diz-nos que aquilo no verão é só festas e pessoal acampado dias sem fim num país jovem autrogerido de um kilometro quadrado. A fotografia é de uma sala para escalar.

IMG_2167 IMG_2161

O Castelo de Pula esperava-nos com um festival de bandas de Rock(que o Moni dizia Hard Rock, e eu discordava..). O Nikola ainda tentou meter-nos dentro, mas aquela hora ainda era cedo para borlas.

IMG_2194 IMG_2177_

Lá de cima do Castelo ainda consegui experimentar a nova função da minha máquina, graças ao CHDK: longa exposição de 64s(antes o máximo eram 15s). Consegui capturar algumas estrelas no céu, bem como o seu rasto, porque foram 64 segundos com a terra a girar no espaço.

IMG_2225

Ainda fomos para a Balla, uma aldeia romana perdida lá ao meio da Istria à procura de um bar de jazz que já estava fechado. Enfim, ficamos por lá a conversar, a ouvir as incriveis coincidencias que do primeiro encontro entre o Nikola e a namorada(que afinal já se tinham conhecido antes).

IMG_2237

O objectivo do dia seguinte era de fazer kayake, mas nem a hora a que acordamos nem a disposição em que nós estávamos dava para isso(o Nikola dizia que era do vento..).. Fomos então ao centro de Pula, ver o famoso movimento do café do sábado de manhã.

IMG_2247

Encontramos uma beldade eslovena(só podia..) a comer um tomate, segurando uma flor, sentada ao lado de uma fonte. Que pose!

pula2

IMG_2272

Dos coliseus que já vi(Verona, Roma) o de Pula é um dos mais conservádos que já vi. Diz-se que é de não ter tido o efeito da poluição e de estar ao lado do mar.

IMG_2295

Bazámos para Premontura, na ponta da Istria: um parque natural onde o verde e o mar se encontram. Tivemos pouco tempo perto da água, mas ainda deu para dois mergulhos na água fria(uns 15ºC!!!).

IMG_2359

À noite ainda sobrou-nos alguma energia para ver Rovinj(Rovinho em italiano): uma pequena ilha-cidade que já não é ilha e parece uma aldeia.

IMG_2366

Já era Domingo e ainda estavamos na Croacia e tinhamos de chegar a Milão nessa noite. Fomos calmamente subindo a Istria, levando o Nikola à boleia porque passaríamos em Padova(onde estuda) a caminho.

IMG_2415_

Incrivel coicidencia foi o Nikola ter encontrado a sua primeira namorada(eslovena) por lá: já não se viam há 12 anos e ainda duas noites antes tinhamos estado a falar sobre ela..!

IMG_2399

Uma banhoca(slapa, em madeirense) deu para servir de kava matinal.

IMG_2477

A caminho passámos numa aldeia museu que o Tito, no tempo dele, fez popular por artistas de todos os géneros. Grožnjan pareceu-me turístico, e pelo que o residente diz, mudou muito nos últimos tempos.

IMG_2475IMG_2472

Mesmo assim, valeu uma visita à pitoresca aldeia onde tirámos umas fotos malucas aos saltos.

De regresso a Itália, onde nos esperava uma grande engarrafamento, ainda parámos em Padova para deixar o Nikola. No centro, na piazza Prato della Valle(supostamente a maior da Europa), havia uma feira de artesanato e gastronomia do mundo. Ainda consegui arranjar licorizia italiana(ou drop, em Holandês) na sua forma em bloco orginal que até parecia haxixe!

Ainda tentámos encontrar a Lulas, Tisha e o Cinito que andavam também por aquela parte mas não demos com eles.. fica para a próxima, em Geneve!

Foram 1800 km memoráveis entre a Eslovénia e a Croácia, onde se destaca a experiencia do CouchSurfing, a melhor maneira de ficar a conhecer realmente um sítio e socializar com "locais"!

Mais fotos, as melhores, foram parar ao flickr.