Sunday, 11 May 2008

Slovenija - Maribor

A Eslovénia é o lugar mais verde que eu jamais vi! Ainda por cima agora, na primavera.
Quando se entra da Itália por Trieste para subir o país, é só verde, verde e verde. Todas as cidades que vi que têm colinas, elas são só verde: não há javardices urbanísticas nas construções com grandes vistas em cima de uma colina verdinha.

Maribor
Chegámos a Maribor à tardinha e fomos ter com a nossa host( do CouchSurfing). Ao chegarmos à sua mansão, o Moni teve direito a bolo de aniversário(o seu 26º)! À noite fomos ao Kibla, um bar avant gard que segundo a Tanja, tinha musica porreira.

Afinal, era uma festa do AEGEE, uma associação europeia de estudantes que me fez lembrar os meus bons velhos tempos de BEST: malta de toda a europa reunida, a beber vinho da região, a ver umas demonstrações de folclore esloveno e dançar uma música de trampa. A Tanja ficou frustradissima porque aquela malta denegria o bar e só ouvia musica da treta(ela, como editora de uma rádio algo underground sabia o que falava).

A seguir, passamos no Satchmo, um clube de jazz que tinha bom ambiente: pena era não ter pessoas porque era dia da semana. A Barbara, também do CS, foi lá ter como host(mas do tipo "Coffee or Drinks").
Dia seguinte, tivemos direito a um brunch no jardim da nossa host. Verde, outravez.

Demos uma volta por Maribor, pegámos numas bicicletas e fomos subir a colina do parque para ver a vista.

Entretanto, o Moni conseguiu cair numa zona plana, saltando a corrente da bicicleta Como engenheiro mecânico que é, não conseguiu colocar a corrente de volta no sítio. Eu, armado em mecânico(segundo ouvi dizer, sou 1/4 engenheiro mecânico), lá consegui colocar a corrente na bicicleta nova(tinham sido disponibilizadas pelo turismo nesse mesmo dia), sujando as mãos todas.
A flatmate da Tanja, a Vesna, que faz da vida o design e o VJing fez uma pequena demonstração da sua arte com base em fotografias de algas com esqueleto sílicato, interactivando com o publico. Acompanhava a demonstração uma música electronica minimalista bem suave e a condizer. O Moni, habituado ao seu metal adormeceu...
Diga-se que a Vesna salvou o meu ouvido: fabricou um cd com mp3s de nome "MB Stop" para me safar do metal do Moni(diz ele que tinha coisas de Rock....). Ficou como referencia para o resto da viagem a musica 19 do folder 6: o artista Env com "El Coto" na compilação Clicktrack, faixa 11/15.

No comments: