Tuesday, 13 May 2008

Slovenija - Ljubljana & Postojna

Ljubljana
Voltei a LJ quase 5 anos após a passagem no Interrail que fiz com o Johnhy no verão de 2003.
Chegámos tarde e era a festa do dia do trabalhador, coisa que na Eslovénia merece um duplo feriado! É hábito haver festas por todo o lado com grandes fogueiras e concertos.
A nossa host(a Nina, do CS) levou-nos para o monte Roznik, uma floresta a meio da cidade, onde decorria o evento. Encontramos um grupo e ficamos com eles e um balão do Shrek que a Carmen(uma host do CS que nos "poderia" alojar) foi obrigada a usar a noite toda...
Verde outravez, concerto, cerveja. Ainda falei com alguns portugueses que lá estavam em Erasmus: dizem ele que é um paraiso( após a Croácia no fim da viagem, fiquei a saber a frase:
tako mladi i već slovenski...).

A nossa host Nina e a Carmen levou-nos ao KMŠ(dito, parece Camache, um lugar na Madeira). Típica discoteca de estudantes com música variada em que valeu a cerveja baratucha e um paço de dança com a malta. Chegaríamos a casa tarde, ou cedo, pelas 6 da manha completamente destruídos... Para ficar na memória foi o "where is north f



Ha 5 anos, como todos os portugueses que passam por lá, tirei uma foto "típica" com o sinal "Zona 30 km/h"(note-se que em esloveno o "z" escreve-se com "c"). Encontrei o mesmo sinal e tirei uma foto "quase" na mesma postura: está aqui.

Acordamos tarde e fomos fazer de guias turisticos à Nina porque ela nunca tinha estado no castelo.

É uma aldeia-cidade com o rio Ljubljanica a passar-lhe pelo meio para proporcionar grandes panoramas e reflexos na água.
À noite fomos parar ao Metelkova: um bairro que todo ele é uma grande squat.
(mais fotos estão aqui)
Postojna
As grutas de Postojna, à parte de Bled, são umas das maiores atracções turísticas do pequeno país. Paga-se caro para entrar mas lá dentro as vistas são impressionantes.

Com direito a visita guiada de hora e meia e com os 8º que se faziam sentir, fiquei a saber que as estalagmites e estalactites crescem (apenas) a um ritmo de 1 mm por cada 40-80 anos!!

Esta foto em particular são das estalactites de nome "spaghetti" porque têm diametro de uns milimetros.

Este bicharoco é uma salamandra cega que vive na gruta. Pode viver dezenas de anos e sobreviver uns 8 sem comer.
(mais fotos da Eslovénia estão aqui)

No comments: