Thursday 31 January 2008

Trabalhinho

Esta semana foi só trabalho: sair de casa às 8 e chegar às 9(da noite..).
Há que reclamar com trolhas em italiano("Capo, capo, dovè il casco??"), trolhas em português("olha o electrão!") e viajar intermininavelmente no nevoeiro Lombardio.
O trolha italiano..
O electrão entre os trolhas tugas..
O nevoeiro.. uma constante

Ao menos não estou à frente do computador o dia todo a coçar o fungo.. :)

Milano

As meninas de Madrid estiveram cá há (quase) duas semanas e nem escrevi nada por aqui.
Peço desculpa, mas não tenho grande material fotográfico para postar..

Dulce, Daniela e JoanaC tiveram por cá um curto fim-de-semana.
Sexta-feira, fomos tomar um copo(e jantar..) para os lados da Porta Ticinese a um sítio bem porreiro: Trattoria Toscana. Ainda deambulamos por mais alguns, na conversa e depois fomos parar a um karaoke engraçado, mas não deu para desafinar porque a Saa queria ir a uma outra disco no outro lado da cidade. Lá fomos ter com ela, mas perde-mo-nos pelo caminho, a meio do típico nevoeiro Milanês. Andámos demais e fomos para casa..
Com jeitinho, conseguiram encaixar-se na minha cama: eu fiquei no sofá.
Dia seguinte, o meu pai também estava por cá, por isso passei o dia com ele enquanto as meninas foram às compras/ver a cidade.

À noite, resolvemos fazer um botellon caseiro: a Saa trouxe pessoal e lá fizemos (meia) festa em minha casa.
Já eram 2 e tal da manhã quando fomos tentar entrar em duas discopubs/bars/associações mas já estavama fechar(isto aqui fecha cedo...). Fomos para o Bitte: um house razoavelmente avançado esperava-nos. Vale é que já tavamos acelerados e ainda deu para um passinho de dança. Mas a partir das 4 da manhã já era demais: tecno puríssimo.. Resolvemos fazer o resto do pacito de dança em casa!

Este último fim-de-semana, fui para o aperitivo(jantar) com a Dária, que conheço do seu erasmus em Lisboa, e a Henriketa, designer que vive por cá em Milão há uns anos. Fomos parar ao Coloniale e comeu-se bastante bem a troco de umas conversas em Português: a henriketa estava a precisar, já estava farta do italiano!
A noite foi só isso, porque as meninas são estudantes e têm exames..fraquinhas!!

Dária, Henriketa e Ita

Tuesday 22 January 2008

Vento

Li o "Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón há tempos e fiquei com saudades: hoje foi o primeiro dia em 2 meses desde que estou cá em Milão que senti o vento a roçar no meu cabelo .

Sim. Aqui geralmente não há corrente de ar.

Wednesday 16 January 2008

Prendinha

Decidi oferecer-me a mim próprio esta coisinha:

É o inverso da minha s5600:
  • Tamanho de uma carteira daquelas-coisas-que-fazem-matar
  • ISO 80-1600, 1/1500-15s(!), f/2,8 - f/4,9 (ok, mas é pequena!), 7.1MP
  • Uma data de siglas que têm a ver com o software
  • Preço foi pequeno
  • É pequena(acho que ja tinha dito isto..)
Agora vão-me ver a tirar fotos em tudo o que é sítio(ou seja, onde não dava para levar o meu calhamaço antigo).

Dank u wel, Oma!

Thursday 10 January 2008

Programação

Meses depois desde a última vez que "peguei" em programações, eis que me acontece o seguinte, no Excel(ora!!):
Sub teste()
While j <> 0
'um comentário
Wend
End Sub
Cliquei em executar sem querer e não é que o excel congela? Perdi as minhas folhinhas todas.

Friday 4 January 2008

Crise

Detesto o seguinte conjunto de palavras:
crise, alterações climáticas, camisolas de lã, aquecimento global, redução CO2

Para quem vem da área(eng. ambiente), creio que estou bem informado em relação à polémica. Estou tão farto de tanta coisa que se diz por ai, que muitos dos leitores deste blog podem dizer que enlouqueci depois de ler este post. Eu realmente nunca tive uma opinião coerente sobre o tema, até porque o meu curso não tem nada a ver com ambientalismos(ao contrário do que muita gente pensa).
Mas não me venham com soluções paneleiras para um problema com soluções politicamente correctas(e políticas acima de tudo).

No passado ano, graças ao meu estimado google reader, encontrei soluções bastante rebuscadas para a solução do CO2(por sua vez o aquecimento global(e por sua vez as alterações climáticas(e por sua vez blabla...(blabla)))):
Haverá certamente gente por aí que pensa que a tal substancia, o CO2, é um poluente que sai apenas dos tubos de escape e das chaminés das fábricas. Nós expiramos essa tal "substância poluente"....

Eu, que trabalhei com modelos matemáticos(daqueles que usam FORTRAN), desconfio bastante que a tecnologia(e o conhecimento) consiga prever com alguma exactidão um fenómeno que irá ocorrer daqui a 50 ou 100 anos. A quantidade de dados que é necessário ter e o número variáveis em jogo são simplesmente demasiados vastos e incompreensíveis. Nem vou comentar os processos envolvidos(as equações, para simplificar a coisa)...
Admito: ainda aldrabei algumas constantes para que a minha tese desse alguns resultados coerentes. E isto faz-se muitas vezes, mexendo em constantes que estão lá só porque dão melhor "fit" aos resultados.

E se o planeta aquecer uns graus? É o fim do mundo?
Não.
Ok, algumas espécies vão se extinguir. Algumas até são fofas(o tal ursinho do Antartico), mas outras espécies irão surgir no lugar das extintas: nichos serão preenchidos no seu devido tempo(uns milénios, para não dizer mais).
Ok, algumas cidades ficarão debaixo de água. Ou não. Porque há sempre a solução tecnológica para esses problemas: barreiras, diques e mais areia.

Além disso, ouvi dizer(e fiz um exercício qualquer numa cadeira que tive), que o CH4(dos peidos das vacas) tem muito mais influencia do que o famigerado CO2. Até o monóxido de dihidrogénio, pela sua concentração na atmosfera, tem mais peso no efeito de estufa. Quer dizer, se não fosse este último, não haveria mesmo efeito de estufa e, daí, não haveria vida na Terra.

Outra coisa que acho formidável é o total desprezo de outras catástrofes que poderão extinguir-nos(a todos) num ápice: supervulcões, meteorito(tal como os dinos), GRBs, pandemias, etc. Talvez esse desprezo deve-se a simplesmente a nada se poder fazer em relação a esses desastres.

Soluções?
Primeiro, a eficiência energética pode ser muita mais eficaz do que montanhas de políticas, subsídios e escapadelas ao que interessa. Segunda, não fazer parar a subida do preço do petroleo: quanto mais caro, melhor para soluções alternativas. Terceiro, arranjem um fato de banho catita, ou um bikini daqueles, para quando isto aquecer mais.. :)

Sugiro que vejam o "An Unconvinient Truth" e o "The Great Global Warming Swindle", se possível, na mesma sessão. Para os mais pacientes: "The Limits of Growth" e o "The Skeptical Environmentalist".

Uma coisa é certa: um recurso finito, se houver consumo, esgota-se ao fim de algum tempo(finito) (a matemática não engana ninguém). A palavra crise e as camisolas de lã ficarão para outro post.

Tuesday 1 January 2008

Boas entradas

E boas saidas! :)

Ficam aqui algumas fotos da minha estadia na Madeira. Gostava de ter mais fotos, mas como ainda não tenho uma máquina razoavelmente rasca para andar a fazer palhaçada e a tirar fotos estilo c11 à noite, é complicado. Não sou nada um gajo de andar a pedir fotos de outros....

A noite fim do ano não foi tão boa como a do ano passado: havia demasiadas festas para o pessoal se dispersar.

Começamos no Museu e ficamos lá até às 6 da manhã, altura em que pelos visto no Instituto do Vinho já teriam acabado as bebidas. Eu ainda consegui entrar com o Lopes sem pagar nicles, mas aquilo estava realmente muito fraco. Como alguns não conseguiram entrar, fomos todos para o Mercado, que prometia uma noite de cantos(com a Petra Macaca) e discoteca na peixaria. Realmente, o cheiro a peixe ainda notava-se... mas até foi divertido ver os kotas todos a dançar na praça do peixe! ehehe
Valeu foi a sandocha de polvo de escabeche mesmo ali ao pé numa das imensas tascas que povilham os arredores..! Fez lembrar-me o Porto Santo e o maldisposto do chefe do Golfinho!

Espetada também não faltou na casa do Garçês! Claro está, com um mergulhito na piscina a ver o nascer do sol funchalense! :)
Só faltou mesmo o telefonema para o mestre Mamadu!!
Cheguei a casa às 10 da matina, os meus pais ainda não estavam acordados(!) e eu não estava nada de rastos(até porque estou acordado às 4 da tarde a escrever isto...).

Amanhã volto para Milão, às 5 da matina e certamente sem mala.
Lua e iluminações.
Pôr do sol à madeirense

Meu cão a tentar apanhar um biscoito no ar.
Fogo de artificio no Funchal.
A minha famelga e eu de fatiota.


O video do fogo de artifício no Funchal.


E, como sempre, as fotos mais catitas estão aqui.