Friday 28 March 2008

Bucureşti

Sábado: partida de Bergamo(e não Milão..) com destino a Bucareste na Roménia.
Toda a gente dizia que o aeroporto de Baneasa é um granda buraco mas eu até achei razoável pois já tinha estado em outros barracões do género(Chipre e tal). Ainda tive de esperar uns 5 minutos para os Romenitos da alfandega confirmarem se o meu BI era mesmo válido(e autentico).

Logo após sair, o Rudie salta-me em cima e apanhamos um taxi que custou apenas 15 Lei. Digo "apenas" porque o primeiro taxista estava a pedir 100 Lei e ficou ofendido quando dissemos que pagaríamos 30 no máximo....
Pegámos no Moni(que vinha de Brasov e veio para a Roménia uns dias antes) e fomos ao palácio das princesas Romenitazss para ir jantar lá perto.
Seguiu-se o Spice com alguma musica latina(blahhh) mas, felizmente com uma banda que tocava qualquer coisa de jeito de vez em quando.

3 e tal da matina, depois da Lulas ter imitado o seu sotaque das beiras, o objectivo da noite era mesmo o Bamboo, que já tinha feito sucesso noutras visitas.
O espaço é mesmo enorme e cheio de luzes pirotecnicas e lasers e miudas (demasiado) giras e dançarinas e guardanapos pelo chão e cerveja cara(vá, 4-5€...). Eu até achei interessante mas o ambiente era completamente chic e falso e novo-rico. O Moni detestou: diz que vê tais coisas todos os fins-de-semana em Genéve. Eu venho com o standard milanês, mas mesmo assim impressionou-me!
Segiu-se o Expirat até manhã cedo. Muito boa selecção musical: nenhuma e completamente aleatória!! Entrámos e estava tecno, depois d&b, electro, rock, dub, pop, r&b, hip-hop, e por aí diante. Grande mistura num espaço underground e com cerveja(finalmente) mais barata(vá, 1.5€!). O Rudie tinha lá uns amigos diplomatas françius que basicamente fizeram a palhaçada toda!!
Domingo de manhã (cof cof).. tarde... fomos dar uma voltita pela cidade para desintoxicar a noite anterior: em Bucareste é permitido fumar em TODO o sítio.
Tirámos algumas fotos meias no ar, perto da praça da revolução. O tal monumento a mim pareceu-me um bocado fálico. Talvez em honra ao Ciaozesco?

Fomos até Uniri e a Casa do Povo tirar a chapa turística. O jantar acabou na perfeição no Caru du Bere, um restaurante típico Romêno muita bom!
Acabamos a noite calminhos e arruxados nos puffs do Cool Cat, quais gatos fixes..!

Dia seguinte, os museus estavam fechados(porque era lunedi) e avizinhava-se a cimeira da NATO e por isso todos os sítios culturamente interessantes estavam fechados. Após constatar tais factos no Parlamento, no Museu de Arte Moderna e no Museu do Agricultor(Peasant), rumámos então ao Parque Herăstrău, pois estava bom tempo e aquilo merecia uma visita.
Em Bucareste e provavelmente em toda a Roménia, não há postes sem fios: Há postes com MUITOS fios!! Digamos que não é o único "Safety Hazard" lá do sítio: entre buracos no chão do tamanho de uma baleia, andaimes e obras não vedadas e trabalhadores a fazerem malabarismos, há sempre qualquer coisa para descobrir!
Descemos ao centro, passando pelo restaurante mais caro de Lisboa(fechado) e pela zona de lucro, para depois beber umas jolas num irlandês romêno esperando o jantar no Chocolat(onde acabámos também por comer um brunch no dia seguinte).
Já eram uma da manhã quando fomos pôr o Rudie a dormir(tal como o senhor da mercearia). Após algum convencimento do Moni, passámos no Suburbia, um género de garagem onde costumam fazer concertos.

Na segunda-feira, ainda deu tempo para ver o Vlad, o impalador no centro histórico antes de partir para Milano de novo.

Resultado Final: MUITO POSITIVO! Junho ou Julho lá estarei de novo!!

PS: a nata da nata está aqui, como de costume...

2 comments:

nelsinho said...

pah tb quero buca! baaahhh

Simãozinho, o Bife said...

Bucareste, Bucareste... Parece que tenho que lá voltar :)